Sobre Nós

A Prefeitura Municipal de Cabo Frio, em parceria com o MEC, criou o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) para proporcionar condições pedagógicas e administrativas para o ensino da informática educativa, para o planejamento, acompanhamento e avaliação dos projetos que envolvam a utilização das novas tecnologias educacionais, voltada para a Rede Municipal de Educação.
Notícias
Localização

O NTM de Cabo Frio está situado à Rua Florisbela Rosa da Penha, nº 292, no Braga, no prédio da antiga sede da Prefeitura Municipal de Cabo Frio.
Criação
O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Cabo Frio foi homologado, em 22 de dezembro 2008, pela Diretoria de Infraestrutura em Tecnologia Educacional – DITEC, da Secretaria de Educação a Distância – SEED do Ministério da Educação – MEC.
No dia 21 de julho de 2009, recebemos através do MEC o PROINFO URBANO que foi instalado no dia 16 de setembro de 2009.
Autorizada a implantação do NTM no município, a Prefeitura Municipal de Cabo Frio investiu na adequação do espaço, composto por 2 laboratórios, 1 sala administrativa, banheiro e copa, além de recursos de infraestrura e alocação de servidores efetivos com Especialização na Área de Tecnologias Educacionais, tendo iniciado seus cursos, abertos a todos os educadores da Rede Municipal, em 28 de setembro de 2009.

O Programa PROINFO:

A Secretaria de Educação a Distância, em 2007, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, elaborou uma revisão do Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo. Essa nova versão do Programa, instituído pelo Decreto nº. 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo e postula a integração e articulação de três componentes:

a) A instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à internet – banda larga);

b) A formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs);

c) A disponibilização de conteúdos e recursos educacionais (multimídia e digitais), soluções e sistemas de informação oferecidos pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD Escola, etc.

Nesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional

– Proinfo Integrado, que congrega um conjunto de processos formativos, dentre eles o Curso de Introdução à Educação Digital (40h) e o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h). O objetivo central desse Programa é a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente a:

a) Promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral;

b) Dinamizar e qualificar os processos de ensino-prendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.

Esse programa cumpre suas finalidades e objetivos em regime de cooperação e colaboração entre a União, o DF, os Estados e os Municípios.


O NTM tem por objetivos:

Geral:

* promover o acesso dos alunos e educadores da Rede Municipal de Educação às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), contribuindo para o desenvolvimento de uma educação inovadora e de qualidade.

Específicos:

* desenvolver um programa de formação continuada, organizado no formato de cursos, oficinas e eventos para os educadores da SEME, procurando sensibilizá-los e prepará-los para o uso pedagógico das TIC;

* coordenar os programas da Secretaria de Educação a Distância (PROINFO, TV Escola, DVD Escola) na rede municipal;

* realizar os cursos oferecidos pelo MEC;

* acompanhar, orientar e assessorar os Professores Multiplicadores Tecnológicos dos laboratórios de informática das unidades escolares;

* oportunizar espaços de pesquisas educacionais na área das TIC;

* coordenar a implantação de programas, projetos e cursos na área das TIC;

* incentivar a utilização dos recursos tecnológicos presentes na unidade escolar.